Hotéis/Cidades
Serviços

 

Infra-estrutura de Acesso

Rodoviária

Estação Rodoviária
Praça São Pedro, s/n
Tel: (041) 453-1313

Informações de Matinhos

Atrações

Mapa

Voltar

Balneário Caiobá

Economia

Possui como atividades econômicas o turismo, a pesca artesanal, a agricultura, a pecuária e a indústria, principalmente da construção civil. Em época de alta temporada, quando restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares e hotéis são procurados pela população flutuante, a atividade turística é incrementada.

 

Sociedade

A população é miscigenada, formada por descendentes dos índios carijós, portugueses, italianos, alemães e outros. Apresenta uma estrutura social particular, devido às características da formação de sua população fixa e sazonal, em relação aos veranistas e turistas (recebendo aproximadamente 500.000 pessoas) que afluem ao litoral nas temporadas de verão e nos feriados. Possui 15.174 habitantes.

 

História

A colonização de Matinhos começou em meados de século XIX, quando os índios carijós habitavam o litoral paranaense, descoberto em 1820 pelo francês Augusto de Saint’Hilaire. Sua primeira denominação foi Matinho, nome de um rio existente no município, e seus colonizadores iniciais foram os portugueses e italianos, que fundaram colônias agrícolas. Em 1927, foi inaugurada a Estrada do Mar, ligando Paranaguá a Praia de Leste, que trouxe diversas famílias, em sua maioria alemãs, fixadas em Matinhos, entre elas a de Augusto Blitzkow, responsável por um plano de urbanização para Caiobá. Em agosto de 1931, a região recebeu a visita do Presidente do Paraná, Carlos Cavalcanti, que foi de Paranaguá a Caiobá de carroça pela praia. Em 27 de janeiro de 1951, de acordo com a Lei nº 613, Matinhos foi elevada à categoria de Distrito pertencente a Paranaguá, e à categoria de Município, a 12 de outubro de 1967, desmembrando-se de Paranaguá.

 

Geografia

Localizado no litoral paranaense, a 3 m de altitude, com uma área de 215 km2. O clima é quente durante o ano todo e a temperatura média no verão é de 22º C e 18º C no inverno. Situa-se a 111 km da capital.

 


Principais Atrações

 

Igreja Matriz de São Pedro

Pequena igreja localizada no centro do município, de linhas arquitetônicas simples. Dado ao crescente número de fiéis, próximo da antiga igreja foi construída uma outra, grande e moderna, também de linhas simples. Sua devoção é por São Pedro, Padroeiro dos pescadores, cuja comemoração é no dia 29 de junho. Localiza-se na Rua Albano Müller.

 

Museu Ecológico Municipal

Situado na Praça São Pedro, numa edificação construída entre os anos de 1938 e 1944, a qual durante muitos anos abrigou a Igreja Matriz de São Pedro. Se constitui no único bem histórico que rememora aos primórdios do município, tombado desde 1987. Em seu interior, além de peças do ambiente marinho e terrestre, há uma pintura em mural do suíço Paulo Kohl. O acervo é composto por coleções de conchas raras, corais, esponjas, crustáceos, animais marinhos, além da fauna proveniente da Mata Atlântica. Há também mostra de um sambaqui e peças oriundas de outros países.

 

Praias

Vários balneários compõem o Município de Matinhos, entre eles encontram-se: Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Iparacaí, Betaras, Solimar, Marajó, Saint Etiene, Flórida, Riviera I e II, Flamingo, além da praia de Matinhos, situada na própria sede do município, com águas agitadas e pouco profundas e escassez de vegetação. A beira-mar localiza-se um mirante, construído sobre uma formação rochosa do qual se tem uma visão panorâmica do aglomerado urbano de Matinhos e de todas as praias e balneários do norte do município.

A praia de Caiobá pode ser dividida em praia Brava, localizada numa enseada, com águas agitadas e rasas e a praia Mansa, também em uma enseada, com águas calmas e rasas, em local de grande beleza cênica. Dela atinge-se a Prainha e a Ilha das Tartarugas.

 

Morro do Escalvado

Também conhecido por Morro da Cruz ou da Margarida possui uma altura aproximada de 262 m e abundante vegetação que permite o desenvolvimento de trilhas ecológicas que levam ao seu cume. Dele, tem-se uma visão panorâmica das praias de Matinhos e Caiobá. O acesso ao Morro, é feito pela Rua da Fonte.

Parque Florestal Rio da Onça

Criado com o objetivo de proteger a flora e fauna regional, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida a seus habitantes, o Parque preserva caxetas, brejos graminosos e restingas cobertos por guanandis, maçarandubas, palmitos e tiriricas, habitados por préas, gatos-do-mato e gambás. São ecossistemas constituintes desta unidade de conservação, junto a uma das maiores concentrações urbanas do litoral paranaense.

Localizado a 600 m da praia, possui 1660 ha, sendo dotado de portal, trilhas interpretativas, pontes suspensas, centro de visitantes, mirante e camping, entre outros equipamentos.

 

Águas Claras

Parque aquático com área de lazer e pesca, que possui churrasqueiras, lanchonete, estacionamento e quatro tanques com tilápias, pacus, carpas e traíras para serem utilizados pelos aficionados da pesca, no sistema pesque/pague, além de piscina com correnteza, toboáguas, praia artificial, pedalinhos, salão de jogos e lojas. Localiza-se às margens do rio Cambará, no km 20 da Rodovia Alexandra - Matinhos.

 

Centro de Convenções de Caiobá

Ocupando uma área de 13.972 m2, oferece um módulo central construído em alvenaria num arrojado projeto arquitetônico, possuindo quadras de esporte, local para shows e estacionamento. Com capacidade para 800 pessoas, sedia eventos como congressos, feiras, shows, solenidades, atividades artístico-culturais, campeonatos e torneios do município e região. Localiza-se na Avenida Paraná, s/n - Tel: (041) 453-2929.

 

Artesanato, Comida Típica e Folclore

O artesanato caracteriza-se pelo trançado que é praticado em todo o litoral, sendo vinculado à cultura material dos índios. A matéria-prima mais utilizada são as fibras vegetais, tais como: cipó, imbé, timbopeva, talo da folha de brejaúva, palha de milho e uvá.

Mantém-se no município a tradição do fandango. A Festa de Iemanjá, todos os anos no dia 31 de dezembro, tornou-se igualmente uma tradição.

Recentemente o município criou, através de concurso, seu prato típico, "Peixe à Caiçara", servido grelhado e acompanhado de frutas da estação.

 

Campings

Camping Clube do Brasil
PR 412 - Estrada das Praias, km 27 Tel: (041) 224-3083 Balneário de Betaras

Camping Matinhos (PARANATUR)
Avenida Paranaguá, s/n Tel: (041) 453-3005

Flamingo’s
Rua Cascavel, s/n Tel: (041) 453-2002 Balneário Riviera

Camping Stelamarys
Avenida Centenário, 81 Tel: (041) 453-2979

 

Informações Turísticas

Secretaria de Esporte e Turismo

Rua Pastor Elias Abraão, 22 Tel: (041) 453-2121 - Fax: (041) 453-2652

Voltar