Hotéis/Cidades
Serviços
 

 

Informações de Campo Mourão

Voltar

Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira - Parque do Lago

Compreende uma área total de 22,96 ha, com zona de mata natural e lago. O parque, inaugurado em 1971 proporciona oportunidades de lazer nos aspectos culturais, de recreação esportiva, contemplativa, integrada à visão preservacionista e educativa em relação ao meio ambiente. Possui pista de cooper, concha acústica, lanchonete, trilhas, jardins, orquidário, pedalinhos e caiaques. O acesso é feito pela Rua Santa Catarina.

 

Paraíso das Carpas

Uma atração sem similar, onde centenas de carpas comuns e húngaras atendem pelo nome de artistas famosos como: Xuxa, Hebe, Roberto Carlos, Faustão, Chitãozinho e Xororó, Sergio Reis e Ayrton Sena, entre outros, saltando para fora da água, chegando mesmo a beijar, tomar mamadeira e a comer nas mãos de seus proprietários.

O local tem toda a infra-estrutura com passarelas de acesso ao tanque, lanchonete, estacionamento para ônibus e automóveis, além de sanitários. Situa-se na BR 369, km 9 - Rodovia Campo Mourão - Cascavel. Tel: (044) 822-1919.

 

Lago Azul - Usina Mourão I

É um local propício à prática de esportes náuticos, tais como: esqui-aquático, jet-ski, passeios de lancha e pesca amadora.

Possui 83.000 m2, onde se pode desfrutar de intensa área verde. Nele localiza-se o Centro Regional de Educação Ambiental, estruturado com centro de recepção dotado de auditório, salas de reuniões, equipamentos audiovisuais, biblioteca e alojamento, além de trilhas interpretativas onde os visitantes e pesquisadores conhecem a história da Usina Mourão, a flora e a fauna existentes, cachoeiras, cursos d’água, áreas reflorestadas com espécies nativas e exóticas, contemplando a magnífica beleza e a biodiversidade da região, além de contribuir para a formação de uma consciência ecológica. Às margens da Usina Mourão I, existem várias associações de veraneio e propriedades particulares. Situa-se a 9 km do centro, na Rodovia BR 487, Campo Mourão - Guarapuava.

 

Carneiro no Buraco

Por volta de 1580, com a chegada dos Jesuítas ao nosso continente hábitos e costumes entre diferentes ascendências foram assimilados por índios e conquistadores. Cozinhar diferentes tipos de carne embrulhados em folha de bananeira foi uma das práticas adotadas pelos castelhanos. Escavando-se um buraco no solo, para evitar risco de incêndio, colocava-se as carnes para cozer.

Na década de 60, um grupo de mourãoenses assistiu a um filme texano, onde aparecia um prato preparado de modo semelhante aos dos castelhanos, porém feito com carne de carneiro. Após várias adaptações o Carneiro no Buraco transformou-se em mais um prato regional do Paraná, usando-se vários ingredientes: carne, tomate, cebola, batata doce, batata salsa, banana, abobrinha, cenoura, pimentão, vagem, maçã, chuchu, além dos temperos e acompanhamentos. Esse prato deu origem a um dos mais tradicionais acontecimentos gastronômicos do Estado - A Festa Nacional do Carneiro no Buraco, realizada anualmente no mês de julho. Tel: (044) 823-2207 (Departamento Municipal de Turismo).

Voltar