Hotéis/Cidades
Serviços

 

 

Infra-estrutura de Acesso

Rodoviária

Terminal Intermunicipal e Rodoviário
Rua Rui Barbosa, s/n
Tel: (041) 292-1915

Informações de Campo Largo

Atrações
Voltar

Economia

Destaca-se principalmente na indústria da cerâmica, sendo conhecida como "Capital da Louça e da Cerâmica". Na agricultura, as culturas de feijão, batata e cebola têm maior importância e na fruticultura destaca-se a produção de maçã, pêssego e uva para fabricação de vinho.

Parque Histórico do Mate - Museu

 

Sociedade

Campo Largo surgiu pela busca de novos locais de exploração pelos portugueses, que ali iniciaram a criação de gado. Os tropeiros também contribuíram para a formação do Município, bem como os italianos e poloneses. Sua população atual é de aproximadamente 79.434 habitantes.

 

História

Não se sabe ao certo a época em que teve início o desbravamento do território que hoje se constitui o município de Campo Largo. Sabe-se porém, que a primeira pessoa a habitar o local foi o português Coronel Antonio Luiz. Por volta de 1814, o capitão João Antonio da Costa doou terras para que ali se estabelecessem as pessoas que desejassem e em 1816 ofereceu uma imagem de Nossa Senhora da Piedade vinda da Bahia para este pequeno núcleo. Em 20 de dezembro de 1816, com a autorização do Bispo Dom Mateus de São Paulo, foi iniciada a construção da Capela. Em 2 de abril de 1870 foi criado o município de Campo Largo da Piedade, pertencente a Comarca de Curitiba, desmembrando-se oficialmente em 23 de fevereiro de 1871.

 

Geografia

Localiza-se no Primeiro Planalto, ao longo da BR 277, sendo parte integrante da Região Metropolitana de Curitiba. Possui uma altitude de 956 m acima do nível do mar e ocupa uma área total de 1.192 km2. O clima apresenta-se fresco no verão e com geadas no inverno. Dista 31 km da capital.

 


Principais Atrações

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

Teve sua construção iniciada a partir da autorização do Bispo Dom Mateus de São Paulo, às custas de esmolas dos fiéis. No dia 11 de agosto de 1832 foi aberto o livro registro de casamentos e batizados, pelo Padre José Joaquim Ribeiro da Silva, o qual foi o primeiro sacerdote a oficiar missa na Igreja dedicada à Padroeira. A pintura interna foi feita por Anacleto Garbaccio, formado pela Escola de Belas Artes de Turim, que residiu em Campo Largo por 18 meses. A igreja possui, desde 12 de junho de 1955, um órgão montado por Aristides Cavaillé nos fins do século passado. Este modelo - do qual encontra-se apenas mais um exemplar em Uberlândia/MG - possui 5 m de altura, 3,12 m de comprimento e 3 m de profundidade. Localizada na Praça Atílio Almeida Barbosa.

 

Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi

Inaugurada no dia 26 de setembro de 1992, se constitui num memorial histórico-cultural do Município. Possui auditório para 300 pessoas, salão de exposições, oficina de artes etc. Tem por finalidade a promoção de eventos artísticos e culturais, a realização de pesquisas e funciona como um banco de dados. Localiza-se na Rua do Centenário. Tel: (041) 392-2828 Ramal 279.

 

Parque Histórico do Mate

É um complexo cultural e de lazer com o objetivo de reconstituir o processo tradicional de produção e beneficiamento da erva-mate e sua influência nos hábitos, cultura e economia do Paraná. Como engenho de mate foi construído em meados do século XIX e tombado pela SPHAN em 1984. Sua área é de 302.000 m2 e dela faz parte o lago, churrasqueiras e o Museu do Mate, que ressalta o significado antropológico, histórico, social e econômico do ciclo ervateiro. Situado na localidade de Rondinha. Tel: (041) 292-3939.

 

Fonte da Saudade

Inaugurada em 27 de setembro de 1882 por Dom Pedro II, quando de sua passagem pela cidade. O chafariz foi reconstruído em 1º de maio de 1965, recebendo a simbólica denominação de Fonte da Saudade. Teve grande importância para a cidade nas épocas de seca.

 

Praça Atílio Almeida Barbosa

Possui coreto, bancos, frondosas árvores, monumento que homenageia os expedicionários campolarguenses: Constantino Marochi, João Florindo Zanbeti e José Domingues Pereira, o busto do ex-prefeito Almeida Barbosa e a redoma onde encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade vinda da Bahia em 1816.

 

Praça Getúlio Vargas

Localizada no centro da cidade, possui o antigo Fórum Municipal onde hoje funciona o Departamento de Educação; a primeira Maria Fumaça de Campo Largo.

 

Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Possui 130 alqueires e se destina à produção de leite. É a única fazenda do Paraná que produz o leite tipo A. O gado criado é o holandês. Existe a possibilidade de serem desenvolvidos roteiros técnicos na Fazenda para conhecer as diversas etapas da produção de leite. Localiza-se na Rodovia de Bateias, km 07. Tel: (041) 292-2670.

 

Aldeia Franciscana

Compreende uma área de 40 alqueires cobertos por espessa vegetação e calmos recantos. É dividida em três áreas distintas: o Centro Esportivo com alojamento e Ginásio de Esportes; o Colégio Bom Jesus onde está localizada a gruta de São Francisco e a área de lazer, onde localizam-se os chalés (10), o lago (pesca e balsa), cancha de bocha, churrasqueiras, restaurante, quadras esportivas e duas piscinas de água natural. Com acesso pela BR 277 ou 376, situa-se na localidade de Rondinha. Tel: (041) 310-3000 / 392-2000 - Ramal 243.

 

Tempo Verde - Chácara Vivência Experimental

Área de 9,5 ha, com infra-estrutura de alojamento, refeitório, atividades monitoradas e assistência médica, que recebe escolas e visitantes, para acantonamento e colônia de férias, realizando atividades na área de educação ambiental: compostagem, horta, pomar, plantas medicinais, trilhas interpretativas, piscicultura e mostras geológicas. Dista 3 km da sede, na Colônia Mariana. Tel: (041) 322-8667.

 

Águas Minerais Ouro Fino

Localizada em Bateias, com acesso a partir da BR 277 a 38 km de Curitiba, se constitui numa bela área de lazer de aproximadamente 1.000.000 m2, com estacionamento, play-ground, churrasqueiras, piscinas de água mineral, toboágua, bosques, cascatas e muitas flores, principalmente hortênsias. A água é classificada como mineral alcalina terrosa, com uma temperatura de 19 º C. Visitas mediante autorização. Tel: (041) 323-2025.

 

Capital da Louça

Pela sua condição geológica, com ocorrência de granito e gnaisse, calcário, dolomitos, quartzitos e filitos da era proterozóica, além de terras argilosas próprias para cerâmica, instalaram-se na cidade ao longo da BR 277 ou BR 376 diversas fábricas e lojas de cerâmica, fazendo com que o município fosse conhecido por "Capital da Louça".

 

Informações Turísticas

Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo

Rua do Centenário, 2171
Tel: (041) 392-2828 - Ramal 244 - Fax: (041) 392-2019

Voltar