Hotéis/Cidades
Serviços

 

Infra-estrutura de Acesso

Rodoviária

Estação Rodoviária
Rua XV de Novembro, s/n
Tel: (041) 432-1272

Informações de Antonina

Galeria de Fotos

Atrações

Mapa


Voltar

Voltar Turismo

Igreja N. S. do Pilar

Economia

Até fins de 1970, Antonina sobreviveu quase que inteiramente graças ao Porto, que gerava setenta por cento dos empregos diretos e indiretos.

Atualmente com assistência especializada, possui uma produção agrícola bastante diversificada, inclusive com plantio em larga do café e grandes áreas com o reflorestamento do palmito. A pecuária, principalmente a de gado leiteiro e de bubalinos, encontra-se em grande desenvolvimento, além de pequeno comércio e algumas indústrias como as de conserva, bala de banana e carvão vegetal.

 

Sociedade

É uma cidade histórica, notadamente pelo conjunto arquitetônico antigo, ruas estreitas e uma tranqüila população que conserva sua tradições culturais e religiosas. Até o final de 1970 a principal fonte geradora de empregos diretos e indiretos, foi o Porto Barão de Tefé. A população está em torno de 16.773 habitantes.

 

História

O Capitão povoador sesmeiro de Nova Vila (Paranaguá), Gabriel de Lara, concedeu as primeiras sesmarias ao litoral paranaense aos senhores Antonio Leão, Pedro Uzeda e Manuel Duarte, considerados fundadores de Antonina. Segundo Ermelino de Leão. Entretanto, o fundador da Capela de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa (Antonina) foi o Sargento-Mor Manoel do Vale Porto. Em 1714, D. Frei Francisco de São Jerônimo, bispo do Rio de Janeiro, autorizou a construção de uma capela em homenagem à Virgem do Pilar nesse pequeno povoado e, assim, 12 de setembro de 1714 ficou considerada a data de fundação da Antonina. Era conhecida como Capela, daí seus habitantes serem chamados de capelistas. Em agosto de 1797, foi elevada à categoria de Vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao Príncipe D. Antônio. Em 06 de novembro de 1797, sua sede foi elevada à categoria de Comarca da Província de São Paulo.

 

Geografia

A área do município de Antonina é de 846 km2. Situa-se na extremidade ocidental da baía de Paranaguá, a 5 m de altitude. O clima apresenta-se quente durante todo o ano, com alto nível pluviométrico.

A temperatura média no verão é de 22º C e no inverno, 18º C. Dista 84 km da capital.

Voltar